depois de pesquisar a música a partir de seu conteúdo, pesquise a riqueza das formas musicais indígenas;
observe como o canto abaixo busca copiar o movimento da mão fazendo o colar;
busque em alguma prática cultural da sua comunidade músicas ou outras expressões (tecelagem, pinturas corporais, trançado, cestaria, instrumento musical) que copiam movimentos (práticas culturais, gritos ou passos de animais, danças, movimentos da natureza);



eu escutava de longe o que a mulher tava cantando
eu tô cantando na fala do passarinho
eu escutava o passarinho que cantava do outro lado do igarapé
tão fazendo colar, passando na mão, depois bota o fio
quando tá pronto o colar, bota no pescoço
aí todos ficam animados, alegres
arara amarela tá sentada no olho do pau
a gente vê que é amarela mesmo como o sol
o urubu tá dizendo:
eu vou cantar bem perto da mulher
a mulher tá vendo o urubu


do canto 'adjaba fala que os seres humanos estão cantando a cantiga dele'
fonte: labiak, araci; frutos do céu, frutos da terra



quem pegou minha tiara...
eu não sei quem pegou a tua tiara
quem traz o meu colar, meu colar de continhas pretas
eu não sei quem traz o teu colar de continhas pretas
onde está o meu colar de caroço plantado, quero meu colar pra usar atravessado no peito, você esconde muito, por que você pegou o meu colar... tô reparando a cobra pintada da malha grande que tá andando...


fonte: labiak, araci; frutos do céu, frutos da terra


pesquisa
o canto recolhido pela antropóloga araci labiak entre os kanamari do vale do javarí está formulado à maneira de perguntas e respostas;
faça uma pesquisa com cantos que tenham essa estrutura ou uma forma semelhante;


pesquisa
desenvolva uma pesquisa da aprendizagem da música na sua comunidade;
algumas questões que podem entrar no roteiro: quem aprende música, de que forma se aprende música, o que está envolvido no processo de aprendizagem da música etc;
destaque e comente as funções sociais (cura, alegria, agradecimento, força, batismo, morte etc) da música na comunidade;
sugestão: explique em metodologia 'como' você realizou a pesquisa;



restrições 3
as iniciações
como vimos, todo conhecimento indígena passa por alguma restrição;
mulheres e homens devem se preparar para receber os saberes ancestrais de seu povo;
no entanto, existem nessas sociedades pessoas que se dedicam a receber conhecimentos reservados àqueles que passam pelos processos de iniciação;
os processos de iniciação definem suas próprias formas de aprendizagem;
são jejuns, reclusões, visões, doenças/cura, sonhos etc;
são grandes as dificuldades para se atravessar o processo de iniciação;


escreva sobre o papel e a importância dos pajés para os povo indígenas e para sua comunidade e sobre o processo de formação de pajés em sua comunidade;




atividades
releia atentamente as composições de carlos drummond de andrade e zé ramalho;
compare com algumas letras de música indígenas;



no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra


nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas
nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra



carlos drummond de andrade


beira- mar
composição: zé ramalho

Eu entendo a noite como um oceano
Que banha de sombras o mundo de sol
A aurora que luta por um arrebol
De cores vibrantes e ar soberano
Um olho que mira nunca o engano
Durante o instante que vou contemplar

Além, muito além onde quero chegar
Caindo a noite me lanço no mundo
Além do limite do vale profundo
Que sempre começa na beira do mar
É na beira do mar

Ói, por dentro das águas há quadros e sonhos
E coisas que sonham o mundo dos vivos
Há peixes milagrosos, insetos nocivos
Paisagens abertas, desertos medonhos
Léguas cansativas, caminhos tristonhos
Que fazem o homem se desenganar
Há peixes que lutam para se salvar
Daqueles que caçam em mar revoltoso
E outros que devoram com gênio assombroso
As vidas que caem na beira do mar
É na beira do mar
E até que a morte eu sinta chegando
Prossigo cantando, beijando o espaço
Além do cabelo que desembaraço
Invoco as águas a vir inundando
Pessoas e coisas que vão se arrastando
Do meu pensamento já podem lavar
Ah! no peixe de asas eu quero voar
Sair do oceano de tez poluída
Cantar um galope fechando a ferida
Que só cicatriza na beira do mar
É na beira do mar