capítulo cinco: a experiência musical


pesquisa de música
as músicas possuem uma importância crucial na socialidade indígena;
a cultura musical dos povos indígenas é muito rica devido à diversidade de funções que a música tem em suas práticas;
essa riqueza também se deve ao seu gosto por cantar;
observe com atenção a divisão em roteiro e pesquisa no trabalho do professor aldayso;
dessa forma, elabore um roteiro e desenvolva uma pesquisa das músicas existentes em sua comunidade conforme os temas das letras;
se houverem outros professores ou pesquisadores da cultura, chame-os para uma pesquisa coletiva;




cantos indígenas
com relação às músicas tradicionais do povo yawanawá, as cantorias são bem diversas e com as letras e sons diferentes; nossos avós têm ensinado nossos pais e estes nos ensinaram conforme aprenderam com seus pais; as músicas e os sons das vozes nunca foram alterados; quem se interessa em cantar nossas músicas, precisa ter inspiração e estar de bem com o espírito; as músicas são ensinadas desde gerações passadas até os dias de hoje, em uma roa no meio de um grande terreiro; as crianças, os adolescentes e os mais jovens da aldeia têm de se esforçar para aprender; os mais velhos são responsáveis por corrigir se realmente o som da voz está saindo certo; as músicas são repetidas diversas vezes pelos cantores, até o mais jovens aprenderem;
tipos de músicas:
músicas para dançar com muita alegria
músicas para pisar nos pés das mulheres e do homens
músicas para falar mal as mulheres e homens
música para dançar lentamente
música para chamar o dia
música para curar doentes
música para tirar o espírito de pessoas vivas e matá-lo
música para cantar quando estiver com saudade de uma pessoa querida
músicas que fala sobre animais das florestas
música da água e do fogo

música para dançar com muita alegria: quando cantamos esse tipo de música, é porque estamos dispostos a dançar, pular, correr, cantar em voz alta e gritar; coloca-se à disposição toda sua energia e espírito;
música para pisar nos pés das mulheres: enquanto todos cantam juntos, dividem-se em fila, de forma horizontal; as mulheres de um lado e os homens de outro lado, ambos segurados nos braços dos outros companheiros; os homens vão andando em direção às mulheres e voltam para trás cantando; as mulheres vão andando em direção aos homens e, chegando bem perto, pisam nos pés dos homens; os homens, por sua vez, vão andando em direção às mulheres e acabam insultando as mulheres e tocando nas partes do sexo delas;
música para falar mal das mulheres e dos homens: essas músicas os homens costumam cantar quando estão dançando e, por sua vez, as letras das músicas falam das partes do sexo das mulheres; as mulheres, ao ouvir a música, respondem de uma forma maliciosa aos homens; ambos ficam trocando ofensas por meio da música;
música para dançar lentamente: após um grande cansaço na festa, inicia-se uma música lenta para tranqüilizar o espírito;
música para chamar o dia: os mais velhos da aldeia acordam mais ou menos às duas horas da madrugada e começam a cantar diversas músicas, entre elas as músicas que chamam o dia; as letras e passagens das músicas são exatamente chamando a claridade do dia, o sol;
música para curar doentes: a música especial e sagrada para curar qualquer doente é guardada a sete chaves nos sentimentos dos nossos pajés ou dos nossos conhecedores; possessos de sabedoria e conhecimento, os nossos pajés têm o poder de curar quaisquer enfermidades sofridas pelo nosso povo; durante a noite o pajé chega pertinho do doente com um vaso de barro chamado xumu, cheio de caiçuma de macaxeira, após ingerir um copo de huni; o velho pajé interroga o doente sobre o que ele tem ou vem sonhando todas as noites e como ele está sentindo; o pajé, ao ouvir e examinar as palavras do doente, começa a cantar a música conforme o sonhos do doente e o que ele está sentindo; são letras que detalham os sonhos do doente e como iniciou a doença; o espírito da sabedoria empossa e se comunica com o pajé; suas palavras são de destruir a enfermidade e fazer voltar a saúde do doente por meio da bebida, feita de caiçuma de macaxeira colocada em frente aos lábios do pajé, durante a cantoria da noite toda; o doente, após a reza do pajé com a caiçuma, precisa beber para ser curado da doença; essas músicas não podem nem devem ser ensinadas para ninguém; os trabalhos são feitos durante a noite, em sigilo absoluto;
música para tirar o espírito de pessoas vivas e matá-lo: assim como existe o bem, também existe o mal; considerando os dois lados que rodeiam o homem, dentro da cultura yawanawá existem, na música yawanawá, cantorias que tem o poder de tirar e afastar o espírito de uma pessoa viva; o processo é quando o pajé não tem boas relações com alguém da aldeia, ou quando alguém fez mal ao pajé; o mesmo decide eliminá-lo em questão de vinte e quatro horas; o pajé vai no meio da mata, de preferência em um lugar afastado e isolado; junto com ele, leva objetos que pertencem a seu inimigo, como roupa, cabelo, saliva, lugar onde o inimigo faz xixi e até mesmo em cima da marca de seus pés; logo à noite, depois de tomar o cipó (...) o pajé começa a cantar uma música especial chorando com um som de voz que perdeu alguém muito amado; o ritmo do choro tem de ser bastante triste e perfeito; após isso, é só aguardar o resultado e, em questão de um dia, a pessoa morre;
música para cantar quando estiver com saudade de uma pessoa querida: essas músicas são expressas nos momentos em que a pessoa está com muitas saudades de uma pessoa que foi embora para outro lugar ou faleceu; as músicas retratam os momentos em que estiveram juntos; a música é boa para se aprender e até de ser ensinada;
músicas que falam dos animais: durante a festa, existem as músicas que falam dos animais da floresta, seu movimento, sua convivência, suas características, suas brincadeiras, sua voz, seus gritos e seus passos; quando cantam essas músicas, geralmente a festa se transforma, todos ganham força e muita vontade de cantar e dançar; a referência está nos animais como: a garça, o veado, a onça, a queixada, a paca, o macaco preto, guariba, sôim, anta, macaco-prego, cutia e porquinho; a música traz mais dinamismo a quem está dançando;
música da água e do fogo: quando a festa está bem animada, e todos estão com bastante calor, inicia-se a música chamando a água; alguém o grupo pega uma boa quantidade de água e sai; em seguida, quem está dançando começa a chamar o fogo; as mulheres se juntam, acendem montões de palha e saem levando perto de quem está dançando; quando os homens insultam e tentam apagar o fogo das mulheres, as mesmas começam a queimá-los em suas canelas;


aldayso vinnya yawanawá
fonte: índios no acre, história e organização: cpi/opiac: 2002